Entidade lança em julho o “Termômetro do Varejo” e apresenta tendência de setor
Vendas 4,1% menores em maio de 2023, na comparação com o mês anterior, no que diz respeito ao comércio varejista em Mato Grosso do Sul. Número ainda maior de retração, no patamar de 7%, quanto ao varejo ampliado, levando em consideração a mesma base comparativa. Parâmetros que fazem parte da primeira edição do “Termômetro do Varejo”, pesquisa realizada a FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul) para que empresários, e a sociedade, tenham melhor acesso a tendências do setor, durante o ano.
“Nosso Varejo vem perdendo o dinamismo ao longo dos últimos meses em 2023. Questão que é sentida pelo lojista, pelo prestador de serviços, seja ele de qual porte for, e que é figurada nessa análise encomendada pela nossa instituição. Nosso papel com essa publicação, vai ser sempre fornecer informações sobre a conjuntura do Estado, para embasar o planejamento e a tomada de decisão”, explica a presidente da FCDL-MS, a advogada Inês Santiago.
Vale destacar que, no acumulado de 12 meses entre maio de 2022 e maio de 2023, os dados do relatório mostram até uma boa evolução das vendas do comércio varejista, no período que marca uma recuperação, após o momento mais crítico da pandemia da Covid-19. O extrato registrou alta de 5,4% diferente da queda de 0,8% no varejo ampliado.
Englobando também o setor de serviços, o Varejo de Mato Grosso do Sul registrou uma estagnação nessa área, quando a análise é do mesmo intervalo de tempo: com alteração positiva de 0.1%. “Indicativo não muito bom, para um vetor que representa 55% da expectativa de PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. Dinamismo que não acompanha, segundo o Termômetro, o desempenho do Agronegócio, que projeta crescimento local de 5,3% no Valor Bruto de Produção. E também não segue o ritmo da nossa indústria, que já opera em 75% da capacidade instalada”, pondera a presidente da FCDL-MS.
Com inúmeros desafios em 2023, para os seus diversos componentes, em um ano de Reforma Tributária, ou questões como a Portaria 612/23, o Varejo de Mato Grosso do Sul expressa uma realidade diferente das exportações locais. Com saldo positivo no primeiro semestre, em R$ 5,3 bilhões, o avanço em seis meses foi de 28% no comércio exterior do Estado, modalidade mais pujante do que a realidade para o empresário voltado ao cliente regional.
Varejistas que, inclusive, registraram, em 2023 até maio, a abertura de 1.253 vagas em Mato Grosso do Sul, sendo pico das contratações, justamente no quinto mês da série. A primeira edição do Termômetro do Varejo também aborda sobre o comportamento recente do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE), que tem apresentado variações baixas. Leia a versão completa do documento da FCDL-MS.
https://fcdlms.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Termometro-do-Varejo_Julho-de-2023.pdf