Siga a FCDL nas Redes Sociais

Pesquisar
Close this search box.

FCDL-MS participa de reunião nacional sobre os rumos do Varejo

Em agenda oficial, a Presidência da FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul), está  convocada para uma reunião em Brasília, organizada pela Confederação  Nacional de Dirigentes Lojistas. A pauta do encontro, que conta também com a presença de parlamentares federais, diz respeito aos rumos do Varejo brasileiro, setor que vive incertezas a partir do desenho atual da Reforma Tributária e também afetado pela Portaria 612/2023.

“Somos o segmento da economia que mais emprega, que mais impacta positivamente o PIB brasileiro, no entanto, não existe uma política nacional que pense estrategicamente o Varejo. O que certamente impactará ainda mais na vida de milhões de famílias.

Não bastasse as incertezas até aqui trazidas pela reforma tributária, a portaria 612/23 chegou de assalto  para fomentar uma concorrência desleal por meio da isenção das importações até US$ 50, subtraindo a competitividade do varejo nacional ”, explica a presidente da FCDL-MS, a advogada Inês Santiago.

O debate em Brasília é fundamental para que a tendência negativa para o setor nao se confirme em 2023, marcado pela ampla dificuldade de grandes redes manterem operações e também de lojistas médios e pequenos, frente ao tratamento tributario desigual que incentiva as compras online internacionais e ofertas da economia informal.  

Estima-se que um em cada quatro empregos gerados no país seja do Varejo, conforme levantamento da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Postos de trabalho que estão em risco com a sinalização de ondas de demissões e fechamento de empresas, situação alertada pela Presidência da  FCDL-MS em julho.

Compartilhe: