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Agendas no Paraguai trazem perspectiva para o Varejo de MS

Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado participa de reuniões em Assunção

Em 2023, o Varejo de Mato Grosso do Sul fechou o mês mais importante do primeiro semestre, com vendas menores em 4,1%, no comparativo com abril. Informação da FCDL-MS (Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul), e que vai ao encontro do número do mesmo período, divulgado pela CCBP, a Câmara de Comércio Paraguai–Brasil, sobre recuo de 4,8% nas transações entre os dois países no primeiro quadrimestre. Sobre essa questão, e potencialidades para o Varejo, agenda foram realizadas na sexta-feira, 21 de julho e no sábado (22).

De visita oficial a Assunção, a presidente da FCDL-MS, Inês Santiago, teve reunião com o presidente da CCBP, o empresário Antônio Carlos dos Santos. Compromisso em que de questões referentes a avanços para o Varejo de ambos os países com a incluso do varejo nas rotas latino americanas.

“Encontro importante para alinhamentos das duas nações, quanto a explorarem mais o potencial do Varejo, que é o maior empregador, e distribuidor de renda no setor produtivo. Teremos com as saídas para o Pacífico, um novo momento para o comércio, que envolve, principalmente, zelarmos pela competitividade do nosso empresário ligado a esse setor”, destacou a presidente da FCDL-MS, na ocasião.

Alinhamento que pode ser essencial para a recuperação de lojistas no segundo semestre de 2023. Até os primeiros seis meses do ano, o comércio exterior entre os dois países foi de US$ 1,9 bilhão (R$ 9,8 bilhões), com o Paraguai exportando ao Brasil US$ 930 milhões (R$ 4,6 bilhões) e importando US$ 1 bilhão (R$ 5,2 bilhões), segundo o Nación.

O maior jornal paraguaio, em abordagem sobre o tema, também aponta que as exportações paraguaias para o mercado brasileiro têm como base produtos agrícolas como soja, milho, trigo e arroz, além de carne bovina, energia elétrica e itens industriais fabricados sob o regime de maquila (montagem e acabamento). Já as importações têm uma variedade maior, com a compra de máquinas agrícolas, produtos da indústria de transformação, adubos e fertilizantes químicos, automóveis, caminhões e ônibus, entre outros.O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai, tendo representado, no ano passado, 28,5% do total de transações, com equilíbrio entre importações e exportações.

Expo Norte 2023

A FCDL-MS também marcou presença com a sua presidente na abertura da Expo Norte 2023, 32ª edição da principal feira agropecuária do Paraguai, realizada em Concepción.

Oportunidade também de mais articulação política da instituição, com lideranças do país vizinho, como, por exemplo o encontro com o senador Edgar López, que também já foi governador da província de Concepción e um dos maiores incentivadores do comércio entre Paraguai e Brasil.

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