Uma agenda para traçar novos rumos ao Varejo de Mato Grosso do Sul, e buscar mais condições de competitividade a Lojistas, levou Inês Santiago para uma bateria de compromissos em Brasília-DF. Na capital federal, a presidente da FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul) se reuniu com senadores, deputados federais e dirigentes do setor produtivo, para debater questões emergentes, no que diz respeito à Reforma Tributária e a Portaria 612/23 do Ministério da Fazenda.
Esteve ainda presente, no jantar promovido pela da CNDL (Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas), na noite da terça-feira (8), o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS). O convidado se mostrou bastante atento à discussão sobre o futuro da preservação de um setor, que gera 70% dos empregos no Brasil.
O encontro também foi fundamental para o diálogo entre a representante da FCDL-MS e o senador pela Paraíba, Efraim Filho, uma das vozes mais eloquentes no Congresso Nacional, quanto a ajustes na PEC 45/2019. Mudanças para que o Comércio de Varejo não seja impactado negativamente, sendo um dos segmentos, que tenha futuramente alíquotas maiores, por conta de tratamentos diferenciados atribuídos a diversos outros setores, na aprovação da matéria feita anteriormente na Câmara dos Deputados.
Em Brasília-DF, Inês Santiago também cumpriu agendas na Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) e realizou diversas reuniões com presidentes de Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas do Brasil, tendo aproximação especial com dirigentes do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.