A presidente da Federação da Câmara de Lojistas de Mato Grosso do Sul, Inês Santiago, comenta a declaração do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que disse que irá ser parceiro para a aprovação da Reforma Tributária.
“A Federação vê com muitos bons olhos a aprovação da reforma tributária ainda esse semestre. O varejo espera esse momento há décadas. A evidência que não nos serve qualquer proposta de reforma, mas aquela que possa destravar o crescimento do país, tornar as nossas empresas mais competitivas e aumentar o poder de compra dos nossos consumidores. Assim, seguimos acompanhando a tramitação das propostas”, disse Inês Santiago.
Para ela, a aprovação da Reforma Tributária deve trazer fôlego para o setor varejista de Mato Grosso do Sul.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também defende que o país avance com a reforma tributária, uma das prioridades da atual gestão federal, e afirmou que o estado de Sáo Paulo será parceiro nesse objetivo. “São Paulo, obviamente, vai ser parceiro do governo federal, tem interesse em ver essa reforma tributária aprovada”, disse após se reunir com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Propostas já tramitam no Congresso, uma na Câmara dos Deputados (PEC 45/19) e outra no Senado Federal (PEC 110/19). No último relatório da Proposta de Emenda à Constituição 110, a distribuição do novo tributo, o IBS (Imposto sobre Operações com Bens e Serviços), seguiria a seguinte regra: 60% repartido por critérios populacionais, 35% de acordo com regras estaduais e 5% por cota igualitária entre os municípios.
*Com informações da Agência Brasil.