“Nossa presença plena e respeitada no varejo é mais do que um ideal: é uma necessidade estratégica”, afirma a presidente da FCDL-MS, Inês Santiago
Estudo realizado pela Circana, em parceria com a ANA’s SeeHer, revela que as mulheres controlam US$ 31,5 trilhões no varejo global, mas ainda são pouco representadas em campanhas publicitárias. Marcas que adotam uma abordagem mais realista e positiva das mulheres podem aumentar suas vendas até 10 vezes, conforme a pesquisa GEM Lift 2024.
O levantamento também aponta que campanhas que retratam as mulheres de forma precisa e empoderadora têm mostrado resultados superiores, com aumento de 5 vezes nas vendas, em comparação a 2019. Além disso, 94% dos consumidores consideram a igualdade de gênero importante, e 81% se mostram otimistas com os avanços na área.
Nos Estados Unidos, as mulheres gerenciam US$ 10 trilhões anualmente. A pesquisa ainda destaca que a diversidade de etnias nas campanhas contribui para melhores resultados de vendas, especialmente entre afro-americanos e hispânicos, que tendem a se engajar mais com marcas que representam essa diversidade.
No entanto, o estudo também aponta um retrocesso nos últimos dois anos, com uma redução de 18% na presença de mulheres em cargos de liderança na publicidade. Isso indica que muitas marcas estão perdendo oportunidades de se conectar com um público de alto poder de compra.
Para a presidente da FCDL-MS, Inês Santiago, a força feminina no varejo vai além do consumo. “A presença e a força transformadora das mulheres no mercado varejista, tanto como empreendedoras visionárias quanto como consumidoras influentes, é extraordinária e inquestionável. Como mulheres, lideramos, inovamos e impulsionamos a economia. Como consumidoras, direcionamos tendências e definimos o futuro. Nossa presença plena e respeitada no varejo é mais do que um ideal: é uma necessidade estratégica”, afirma.
Djeneffer Cordoba – Jornalista