A presidente da FCDL-MS, Inês Santiago, recebeu nesta terça-feira (11) os representantes da rede Farmácias Associadas, Ben Hur Oliveira, presidente da entidade, e Leomar Rehbein, diretor de patrimônio, para discutir possíveis parcerias ao fortalecimento do setor farmacêutico. Durante a visita à entidade, foram debatidas estratégias de capacitação, digitalização e novas oportunidades para os associados.
A expansão das redes associativas no setor farmacêutico tem se tornado uma estratégia para garantir maior competitividade e acesso a medicamentos em preços mais acessíveis. No Mato Grosso do Sul, a Farmácias Associadas, maior rede associativa do Brasil, tem ampliado sua presença e hoje conta com 146 unidades no Estado. Desde 2018, quando iniciou sua nacionalização, a rede cresceu 127,5% e, atualmente, 33% de suas mais de 1,7 mil lojas estão na região Centro-Oeste.
A reunião destacou a relevância das farmácias independentes no atendimento personalizado aos clientes e o impacto positivo que o trabalho em rede pode proporcionar aos empresários do segmento. Além disso, foram abordadas iniciativas voltadas à digitalização, certificação eletrônica e novas oportunidades de benefícios para os associados.
Outro ponto debatido foi a viabilidade de futuras parcerias para a realização de treinamentos e o fortalecimento do setor no Estado. A experiência da rede Farmácias Associadas em programas de qualificação foi compartilhada, trazendo perspectivas sobre como esse tipo de iniciativa pode agregar valor aos lojistas e colaboradores do Mato Grosso do Sul.
Para a presidente da FCDL-MS, Inês Santiago, a troca de experiências entre as entidades reforça a importância da colaboração para o desenvolvimento do comércio local. “O associativismo é um pilar fundamental para fortalecer os pequenos negócios. Essas parcerias possibilitam o acesso a melhores condições de mercado e ampliam as oportunidades para os empresários do Mato Grosso do Sul”, ressaltou.
